MODA
São Paulo Fashion Week
A São Paulo Fashion Week é o maior evento de moda do Brasil e da América latina e um dos maiores do mundo e semana passada por três dias dos dia 19 a 21 de novembro várias marcas brasileiras já estabelecidas no mercado de moda e novatas para o público se apresentaram em São Paulo no Pavilhão das culturas brasileiras. Inclusive este ano a SPFW N52 teve uma pegada muito plural, agregando inclusão de tipos, tamanhos de manequins, etnias, enfim, mais na ordem do dia impossível!

REPRESENTATIVIDADE NA SPFW N52
Mas a trajetória deste evento superlativo brasileiro começou nos idos dos anos de 1994 quando o fundador Paulo Borges mais a mega empresária Cristiana Arcangeli, na época proprietária da marca de higiene pessoal Phytoervas possibilitou o apoio para a realização do então PHYTOERVAS FASHION, que deu inicio a um movimento de moda novamente no Brasil depois de um hiato desde os grandes desfiles da Rhodia. Do Phytoervas fashion nomes como Alexandre Hercovitch, Gloria Coelho e Ronaldo Fraga perduram até hoje na moda brasileira. Depois de uns tempos com a quebra da parceria entre Arcangeli e Borges, o evento passou a se chamar Morumbi Fashion com o apoio do Shopping Morumbi e acontecendo em um espaço dentro do mesmo inicialmente. Com esta mudança o evento começou a tomar uma outra proporção e a curiosidade sobre moda, modelos, tendência, estilo tomou conta da moda do Brasil e aumentou consideravelmente as faculdades de moda e em específico a Faculdade Santa Marcelina em São Paulo que é celeiro de novos estilistas, como Hercovitch. A moda estava na boca das pessoas novamente.

O OLHAR SEMPRE PRIMOROSO DE GLORIA COELHO
Este impulso da moda brasileira repercutiu em vários setores, começou a partir daí a visibilidade das modelos brasileiras como Gisele Bundchen, interesse de marcas internacionais em se estabelecerem no Brasil, jornalismo de moda, produtores, patrocinadores, enfim, tudo impulsionando o desejo de Paulo Borges de solidificar o calendário de moda do Brasil e este sonho estava se tornando possível.

GISELE BUNDCHEN NO MORUMBI FASHION EM SÃO PAULO
O Morumbi Fashion foi o evento primordial para que nomes como Gloria Coelho, Forum, Zoomp, Ellus, Iódice, Fause Haten, Amir Slama entre outros agregassem maior poder de marca e sucesso.
A partir de 2001 que o evento passou a ser literalmente a São Paulo Fashion Week. Nestes anos houveram muitas modificações para adequar o evento da melhor forma possível de acordo com as mudanças do mundo, comportamento e seus calendários. E a última São Paulo Fashion Week retrata esta mudança de olhar para o mundo, pluralidade.
Na SPFW N52 os estilistas trouxeram para a passarela muita cor, vários tipos de corpos, muitos recortes, muitos estilos para todo tipo de gosto, muita negritude principalmente por estar também na semana da Consciência Negra, representantes indigenas, muita brasilidade em foco.

MODELOS INDÍGENAS

PLURALIDADE SEMPRE BEM VINDA
