Corpo
BEBER LÍQUIDOS OU NÃO DURANTE AS REFEIÇÕES?
27.08.23
EQUIPE CORPO ESPIRITUALIDADE E AFINS

BEBER LÍQUIDOS OU NÃO DURANTE AS REFEIÇÕES?

Muitas pessoas consomem líquidos durante as refeições e isso não é bom para a saúde. E na maioria das vezes este consumo se dá na refeição mais complexa que é a hora do almoço e muitos consomem a pior bebida que existe, os gaseificados que prejudicam muito a digestão, entre outros problemas. Os sucos naturais idem pois as frutas são saudáveis mas ao serem batidas aumentam a frutose (açúcar). O excesso de açúcar traz obesidade e desenvolvimento de diabetes.

Mas o problema não é só esse! Os líquidos diluem o suco gástrico e enzimas responsáveis pela digestão correta dos alimentos. Portanto, sintomas como indigestão, distensão abdominal ( a barriga só vai aumentando) e queimação podem ocorrer. O excesso de líquido no estômago , junto com o alimento mal ingerido, também causa retardo na passagem do alimento do estômago para o intestino, o que dá a sensação de estômago cheio, além de arrotos e flatulência.

Outro problema da ingestão de líquidos nas refeições é que atrapalha a percepção da fome e da saciedade e muitas pessoas em vez de tomarem em pequenos goles, a cada garfada, vira o copo encharcando a alimentação ingerida transformando tudo que come num sopão no estômago! A absorção dos nutrientes pelo organismo fica prejudicada, incompleta. Ao ingerir mais do que um copo médio de 200 ml, o líquido torna o alimento em uma pasta inteira que é empurrada para o estômago, e o ideal é que os itens sejam triturados em partículas menores pelos dentes. Isso aumenta o trabalho gástrico e prejudica a capacidade de absorver vitaminas e minerais.

Até o "inocente cafezinho" não é bom por que sequela as vitaminas dos alimentos deixando-as ineficientes!

A exceção é aberta apenas ás pessoas que tem dificuldade de deglutir e de engasgos frequentes ( principalmente os idosos) que devem beber em pequenos goles. E também, é claro, de vez em quando não mata tomar líquidos nas refeições como num jantar , por exemplo, o ruim é o hábito.

A melhor hora para beber líquidos é de meia a uma hora antes e depois das refeições, além de não ocasionar problemas na digestão, favorecem o emagrecimento já que diminui a fome. Fica a dica!

Instagram:@corpoespiritualidadeeafins

Comente essa publicação

Anuncie aqui