BEBIDAS ALCOÓLICAS
As festas de fim de ano estão chegando, e com elas vem o alto consumo de bebidas alcoólicas também. Claro, que devemos comemorar, mas os excessos não fazem parte da festa. Quando bebemos com limites está tudo certo, muitas pessoas ficam mais soltas, relaxadas e até divertidas e não incomodam ninguém, mas á partir do momento que há o exceder, além de estar danificando o organismo, muitas pessoas se tornam inconvenientes, agressivas, acabando com o clima gostoso que o Natal e o Ano Novo trazem de confraternização entre os familiares e amigos.

Normalmente, as pessoas ingerem nestas festas vinhos, champagne, cerveja, às vezes, whisky, coquetéis à base de vodka.
Os vinhos são sempre exaltados quanto as suas propriedades em reportagens de revistas especializadas ou de saúde, mas o vinho tem menos benefícios que um suco de uva integral ( veja matéria nesta seção sobre o suco de uva integral), justamente por que tem álcool. Definitivamente, o álcool não faz bem ao organismo, seu uso deve ser pontual, em festividades ou de vez em quando num happy hour, por exemplo.

Além dos malefícios para a saúde, tem também as suas consequências em acidentes no trânsito, atropelamentos, o vício, o desrespeito com as pessoas e a destruição da harmonia nas famílias e seus desdobramentos, feminicídio, violência contra crianças e idosos, etc.

Já para a saúde as bebidas alcoólicas em excesso trazem distúrbios comportamentais e mentais, doenças não transmissíveis graves como cirrose hepática, vários tipos de cânceres, problemas cardiovasculares, AVC, diminuição da imunidade, prejudica o sono, o humor da pessoa, a parte cognitiva e motora, prejudica sua energia vital.
As grávidas não devem beber, atrapalha o desenvolvimento do feto causando complicações como retardo mental, má formação, problemas cardíacos, alterações no rosto, diminuição do tamanho do crânio, além de aumentar o risco de abortos ou partos prematuros.

Segundo, a OMS morrem cerca de 4 milhões de pessoas por ano em decorrência do consumo de bebidas alcoólicas no mundo.
Beba nas comemorações, mas com responsabilidade. Se estiver de carro não dirija, deixe para quem não bebeu fazer isto por você ou peça um motorista. Aproveite o melhor da festa, entre consciente e saia consciente.
Boas festas!!

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA LIGUE 180
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS: www.aa.org.br
INSTAGRAM:@CORPOESPIRITUALIDADEEAFINS