MEU FILHO NÃO COME!
Meu filho não come!
Se você "mãe" já disse esse jargão: Meu filho não come! ... fique tranquila! Você não é a primeira!
É evidente que essa situação parece ser muito maior do que realmente é, pois muitas mães se queixam do mesmo problema, mas, felizmente, "apenas" 20% das crianças realmente comem mal! ...convenhamos, 20% de todas as crianças não é um número qualquer, mas, podem acreditar: a grande maioria das mães acredita que o filho come mal ; o que nem sempre é verdade!
Mas, resolver isso, não é tão "impossível" quanto parece. Comer bem depende, basicamente, de três variáveis, e eu vou explicar:
1- ) Rotina alimentar:
Primeiro precisamos saber que, em média, nós seres humanos, desde que nascemos, levamos em torno de três horas para metabolizar o que ingerimos por completo ... por isso a maioria dos bebês mama a cada 3 horas!
E, também por isso, nós precisamos definir uma rotina alimentar de cerca de 3 horas de intervalo entre cada refeição! ... pois, por exemplo, imagine você mesmo ingerindo um chocolate, ou até mesmo uma fruta e, depois de poucos minutos tentar almoçar... será que daria certo?

2-) Qualidade dos alimentos:
Assim como o carro, o qual precisa de combustível, óleo, ar e energia elétrica para funcionar; nós, seres humanos (por sinal, muito mais complexos que um simples carro), também temos nossas necessidades fisiológicas e, portanto, precisamos de uma alimentação balanceada, com aportes suficientes de líquidos, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais! ... o que é imprescindível para uma vida saudável!
3-) Paciência:
Se você ainda está lendo essa matéria, é porque, provavelmente, "Seu filho não come" e já está treinando sua paciência, que é uma das variáveis mais importantes! ...ainda mais no "Mundo atual", aonde "ninguém tem tempo pra nada"!
Melhor explicando, seu filho precisa mudar o hábito alimentar; e, mudança de hábito, leva tempo!... não ocorre do dia para a noite!
Além do mais, mudança de hábito/ costume, na grande maioria dos casos, precisa ser gradual e lenta para tornar-se duradoura.

Dr. Fábio Weber Donatelli
Instagram: @drfabiodonatelli
Médico Pediatra
CRM 116246-SP