NOVEMBRO AZUL
NOVEMBRO AZUL
Por causa do preconceito e vergonha de fazer o exame de prevenção do câncer de próstata muitos homens perdem a vida ou ficam em um tratamento agressivo por um bom tempo. É um exame simples, rápido que é necessário fazê-lo á partir dos 40 anos de idade, anualmente através de um médico urologista.
A campanha do novembro azul começou em 1999 na Austrália e se espalhou para o mundo todo para trazer esta conscientização, procurando desmistificar o exame que é tão ignorado pelos homens por que é feito pelo toque retal. Exames de sangue não são suficientes (PSA).
O câncer de próstata é assintomático (não apresenta sintomas) inicialmente, por isso a necessidade da prevenção. Morrem anualmente 18 mil homens e 3 milhões convivem com a doença. É mais fácil prevenir, não é mesmo?
Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer câncer próstata tem altos índices de cura. Entre os fatores de risco estão, histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio); obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que, junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, forma o sêmen.
E o novembro azul além da conscientização para a doença, tem o papel de incentivar o público masculino a cuidar da saúde como um todo, através de boa alimentação, exercícios físicos, exames de sangue periódicos, parar com os vícios, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental, que fazem parte da prevenção.
Coloque o preconceito de lado e cuide-se! Quem é homem mesmo se cuida!
