SEXO SUSTENTÁVEL
Aproveitando esta data romântica que é o dia dos namorados e que muitos comemorão com muito amor, aproveitamos para falar de métodos de contracepção, conforto e segurança com o diferencial que agora o mercado está de olho no meio ambiente e as pessoas estão com mais consciência quanto á consumir produtos que causem menos impacto na natureza.
Com a chegada das camisinhas veganas que não geram resíduos, esse impacto deve diminuir drasticamente. Estima-se que cerca de 10 bilhões de camisinhas de látex são produzidas no mundo todos os anos, este material é descartado em aterros sanitários. O látex tem produtos químicos e aditivos que impedem a biodegradação.

As marcas tem focado principalmente nas embalagens e na logística. Por exemplo, atualmente, para a embalagem secundária dos preservativos possuem tecnologia para reciclagem, já que ela é feita de Polipropileno Biorientado. Há esforços e pesquisas em andamento para a aplicabilidade disso em embalagens primárias também. A marca Jontex é uma das líderes e encabeça o mercado para estas mudanças nas marcas mais tradicionais. Mas já há empresas com estas camisinhas sustentáveis no mercado de contraceptivos.
E não é só isso, muitas mulheres e homens tem alergia ao material das camisinhas e os lubrificantes á base de petróleo. Listamos abaixo lubrificantes á base d’água para maior conforto e menos alergia depois do ato sexual.
Os preservativos são essenciais para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e devem ser usados nas relações, mas são extremamente poluentes, ainda bem que estas novas camisinhas farão melhor á nossa saúde íntima e á natureza.

Lubrificantes
Os lubrificantes são feitos de petróleo, ou seja, de combustíveis fosséis, enfim, o que levou as consumidoras a optarem por lubrificantes á base de água ou orgânicos. As marcas OLLA e Jontex tem lubrificantes 100% naturais desde 2020, mas há outras opções para se comprar.
As marcas estão mais comprometidas com o desenvolvimento sustentável e não focam só na formulação que é livre de parabenos, corantes ou fragrâncias – ideal para regiões íntimas com seu pH neutro. Os produtos são entregues ao consumidor em uma embalagem totalmente reciclável.

Os brinquedos sexuais, como os vibradores, também estão passando por reformulação. Aço e vidro são algumas das alternativas para substituir o uso excessivo do plástico. Itens recarregáveis também ajudam a reduzir o desperdício, assim como lingeries com fabricação consciente. Mas a preocupação com o meio ambiente não envolve só a escolha de produtos e acessórios sexuais ecológicos. Práticas como evitar fazer sexo durante o banho e manter as luzes apagadas são defendidas como formas básicas de minimizar o impacto no planeta.
E o mais importante de tudo quando falamos em relações sexuais é ter muita responsabilidade com a parceira (o), ambos fazendo a sua parte para uma vida sexual saudável.
Quais comprar:
LUBRIFICANTES:
SLIQUID H20
SUTIL LUXE FÓRMULA ORIGINAL
ALOE CADABRA
CAMISINHAS ECOLÓGICAS:
EINHORN
GLYDE
