Corpo
TABAGISMO
10.03.24
EQUIPE CORPO ESPIRITUALIDADE E AFINS

TABAGISMO

Os cigarros sempre foram utilizados desde os tempos áureos do cinema como um instrumento para passar uma imagem de glamour nas mãos de astros do cinema de Hollywood e em terras tupiniquins também. Nos idos dos anos 80 a 90 os comerciais de cigarro remetiam as aventuras, esportes, qualidade de vida, músicas marcantes na trilha sonora sendo que o tabagismo não tem nada a ver com isso, ilusão de mídia, que nos anos mais a frente foram proibidos de serem veiculados, afinal propaganda altamente enganosa!! E na esteira disto vieram proibição de fumar em locais públicos fechados e áreas exclusivas para fumantes. E nos anos dois mil e uns quebrados, foram impressos nas costas das embalagens dos cigarros imagens fortes de várias consequências do tabagismo para a saúde. Imagens as quais não são suficientes para muitos viciados em nicotina que não conscientizam da importância de parar com este vício mortal que o mata e que acarreta doenças a cada dia de suas tragadas para dentro do organismo. Triste!!

O tabagismo mata pelo mundo segundo a organização mundial de saúde cerca de 8 milhões de pessoas por ano no mundo, índice que representa os fumantes diretos e os fumantes passivos os que não fumam mas estão próximos recebendo a fumaça cerca de 1,2 milhões.

O fumante seja de cigarro, charuto ou cachimbo todos estão suscetíveis á várias doenças, vários tipos de cânceres como de pulmão, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia. Também do trato respiratório como asmas, bronquite crônica, enfisema pulmonar, infecções respiratórias, doenças cardiovasculares como angina, infarto, hipertensão arterial, aneurismas, AVC, tromboses e outras doenças relacionadas ao tabagismo como úlcera do aparelho digestivo, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce e complicações na gravidez. Além de os fumantes adoecerem mais, terem a capacidade respiratória diminuída dificultando nas atividades físicas, envelhecimento precoce, dentes amarelados, cabelos opacos, pele enrugada e sem viço, e um odor que fica impregnado em tudo do fumante cabelos, roupas, dedos, facilita em pegar covid, enfim a lista dos ônus é bem grande!

E os tão propagados cigarros eletrônicos fazem muito mal também, engana-se quem acha que eles são menos nocivos!

Se não conseguem largar o vício sozinhos, procurem ajuda, o importante é parar com o tabagismo que simplesmente acaba com a vida da pessoa. Procure clínicas especializadas ou algum órgão publico que tenha este apoio para cessar o tabagismo. Faça este carinho por você e pelos outros.

Comente essa publicação

Anuncie aqui