BENZIMENTO
BENZIMENTO
O ato de benzer é uma forma antiga de cura e livramento de vários males desde a idade média na Europa. A palavra benzer vem do latim bene dicere, que significa bem dizer. No Brasil há elementos sincréticos com influências africanas, indígenas e portuguesas que vieram desde a época do descobrimento, mas se estabeleceu mais por volta do sec. XVII.
As benzedeiras com o conhecimento dos recursos vegetais, indicam plantas para efeito de cura e amuletos de proteção, além de benzer com as rezas.
Elas benzem, preparam e receitam chás, garrafadas, banhos e ungüentos, curam doenças físicas (dor de-dente, dor-de-barriga, verminoses, cobreiro, arca-caída, rendidura, erisipela etc) e doenças espirituais (quebranto, mau-olhado, pessoas carregadas, encosto). A medicina popular praticada pelas benzedeiras vem ao encontro dos anseios das pessoas que buscam alívio para seus males, com valores e herança cultural inseridos nesta prática de benzimento, que se mantém viva.
Os benzedores atuam como intermediários entre o ser humano e o sagrado, devendo conservar o ritual de preces, cruz e fórmulas.
A transmissão desta sabedoria é oral e gestual, através do 'ouvir-falar' e 'ver-fazer', que dá-se por meio da família ou vizinhança. O Brasil é repleto de benzedeiras por todo o país, apesar do preconceito que sempre se teve em relação á elas(o), elas continuam firmes e fortes. Mas isto está mudando devido às pessoas estarem vivenciando na própria pele, que através da natureza é que se tem uma cura mais efetiva para tudo, até o sistema de saúde já estuda inserir este tipo de cura seja física ou espiritual aliada à medicina tradicional. No SUS já se tem a fitoterapia.
O perfil da benzedeira sempre foi aquela senhorinha católica, cercada de santos, mas hoje já se tem cursos para se aprender a arte do benzimento e uma nova geração e muitas jovens deverão mudar este perfil.
Há vários tipos de benzimentos e este é um tema para uma próxima matéria, mas deixamos aqui um benzimento para a pessoa mesma fazer e é muito fácil!
Abraços de Luz! Até semana que vem!
Benzimento com café, água e sal.
Pegue um pires ou um prato, escreva seu nome com lápis ou lapiseira em um papel e coloque ele no centro do prato.
Coloque o café em pó no sentido anti- horário. Depois coloque em cima do nome um copo com água da torneira.
Dentro do copo coloque um punhado de sal grosso. Se não tiver pode ser uma colher de sal de cozinha.
Faça sinal da cruz e reze um Pai Nosso e Ave Maria, pedindo a purificação de toda a negatividade.
Deixe por 24 horas e depois descarte o papel no lixo e a água, o sal e o café em água corrente.
SIGA-NOS NO NOSSO INSTAGRAM:@CORPOESPIRITUALIDADEEAFINS
