Espiritualidade
BRUXAS
01.11.25
RENATA MIRANDA

BRUXAS

A palavra BRUXA significa mulher cheia de sabedoria, uma imagem bem distante do que a história da humanidade por perseguição religiosa e sexismo te ensinaram, né? As bruxas ficaram muito famosas com uma imagem caricatural e malévola que não retrata o verdadeiro espírito destas mulheres antes de tudo tão fantásticas!!

Vamos saber um pouco mais?

De uma forma geral as mulheres na história da humanidade, que se destacavam por seu conhecimento ou sua independência natural, sempre foram perseguidas ou pressionadas a se calar por bem ou por mal, e a caça às bruxas diz muito sobre este aspecto.

Com o advento do Cristianismo e sua disseminação pelo mundo, o poder simbólico de crenças, rituais ou costumes passam a ser perseguidos e rotulados como heréticos e pecaminosos. Então, é estipulado o que é uma cultura "certa" e uma cultura "errada", a "verdade" deveria prevalecer sobre a "falsidade", por que segundo "autoridades religiosas", as bruxas tentavam enganar as leis divinas com rituais que iam contra os preceitos da igreja católica, elas eram acusadas de falsear o controle divino, manipulando ervas e curando doenças numa época que era mais do que necessário devido a todas as precariedades da época, e elas não deveriam fazer o papel de Deus (SENDO QUE ELES PODIAM EXERCER O PAPEL DE "DEUS", MATANDO AS MULHERES), o que só ele deveria fazer, quanta ignorância!! Imaginou se os médicos fossem proibidos de curar? Aonde estaríamos? E dentro deste pensamento foi marcado na história uma das fases mais obscuras existentes para as mulheres principalmente.

Então, a "Santa Inquisição" foi ultrajante, literalmente ultrajante!! Ela começou por volta do sec. XIV e seu auge de crueldade no sec. XV até a idade contemporânea, somando mais de 12 mil julgamentos e 50 mil condenações á morte. As bruxas eram torturadas ao máximo até relatarem seus "pactos malévolos"(mentiras sobre si mesmas) para cessar aquele suplício, mas normalmente morriam de qualquer forma, e as execuções eram por decapitação, forca e muito costumeiro à fogueira. Tempos densos!!

JOANA D'ARC QUEIMADA NA FOGUEIRA EM ROUEN, FRANÇA. NO FUTURO É ALÇADA À SANTA

Tudo era motivo para perseguí-las, se as colheitas fossem ruins, se o gado ou recém-nascido morreu, epidemias inexplicáveis, secas ou chuvas fora de estação, fora as características físicas das mulheres, se tinha nariz grande, marcas de nascença (coisa do demônio), verrugas, deformações físicas, corcundas, mãos tortas, tudo isso eram sinônimo de coisas do demônio. Embora existissem bruxas belas também, mas a igreja considerava o feio como maléfico. As bruxas seriam adoradoras de demônios, o que serviu de desculpas até para perseguir os seus hábitos sexuais. Mas no fundo era uma guerra contra o feminino, sexismo total! Quanto medo que acaba com a vida de tantas mulheres inocentes e a sociedade atual embora melhor, não ideal, assiste à isso ainda de outras formas! Quanto atraso!

MANCHAS, VERRUGAS, TODAS ESTAS MARCAS ERAM SINAIS DEMONÍACOS,QUANTA IGNORÂNCIA!

As bruxas na verdade eram mulheres livres e que tinham muito conhecimento de ervas, espiritualidade, que passavam de mãe para filha. Eram habilidosas para lidar com a vida, preparando ervas que curavam, benzendo, atuando como parteiras, enfim, trazendo alento, vida, espiritualidade para as pessoas tão carentes de tudo. Tinham também a cultura de se reunirem em âmbitos rurais para pedirem fartura aos anjos e santos (era considerado pela igreja uma forma disfarçada de Sabbat, rituais dos judeus que eram muito perseguidos também), em volta de fogueiras para realização de rituais diversos.

+

+

Os estereótipos que ficaram marcados como de bruxas, os chapéus pontiagudos, o caldeirão, a vassoura, o gato preto que perduram até hoje de uma forma leve, quase folclórica, são símbolos destas mulheres que queriam apenas exercer seu conhecimento em prol de uma sociedade desprovida de tudo.

Nós mulheres devemos muito às bruxas e com isso trazer para nós esta sabedoria e resistência agora e sempre. Revidem, voem cada vez mais alto!

Instagram:@corpoespiritualidadeeafins

Comente essa publicação

Anuncie aqui