BUDISMO
O budismo é um sistema filosófico e religioso indiano fundado por Siddharta Gautama, o Buda (563 ? 483 a.c). A palavra Buda vem de Budi, que significa acordar,despertar, observar, tornar-se consciente, busca da iluminação. O Budismo é a quarta maior religião do mundo e vem aumentando o número de seguidores no mundo, inclusive no Brasil. E uma boa parte desse crescimento se dá, pois o budismo traz como no hinduísmo uma importância maior ao autoconhecimento, a busca de si para a evolução como ser humano, e esse aperfeiçoamento começa em si, no corpo.
O Budismo acredita na reencarnação humana, de animais, plantas, a libertação do sofrimento através do autoconhecimento.O budismo vislumbra o caminho do meio, não ao apego, nem caminho de negação disso, e sim uma terceira via.
O karma é considerado as ações do corpo, da fala, da mente que geram consequências boas ou ruins.
Já a Samsara é um ciclo de existências onde reinam os sofrimentos, frustrações, conflitos emocionais que dela resultam. Só há libertação do samsara através da aceitação, visto que há sofrimento por desejarmos coisas passageiras o que nos impede de atingirmos o Nirvana ou a salvação. Ao superar o samsara, o ciclo de morte/ renascimento , conquistamos o caminho de Buda ou o Nirvana.
Acreditam no renascimento, processo que os seres humanos passam por uma sucessão de vidas, umas das formas de adquirir autoconhecimento. No budismo não se acredita num eu permanente e imutável, são não?teístas, enfim não acreditam em um deus ou deuses.
As principais escolas do budismo são a Theravãda, conhecida como escola dos anciões , é a mais antiga escola budista, mais conservadora, é que a mais se aproxima do início do budismo. Já a Mahãyana é um ramo da filosofia budista mais voltada a um nível de prática e motivação espiritual. E o Vajrayana , é um conjunto de conhecimentos mais esotéricos surgidos de comunidades tântricas da Índia, e seu maior expoente é o budismo tibetano praticado no Butão, Nepal, Tibete, etc.
A busca de si e suas práticas que englobam meditação, respirações, yoga, mudras faz do budismo um bom caminho para quem procura um despertar mais consciente e profundo. Namastê!

Instagram:@corpoesporitualidadeeafins