Espiritualidade
CRUZ
18.09.23
Renata Miranda

CRUZ

Diferentemente do que é imaginado na história da humanidade, o surgimento da cruz, remonta a um período muito remoto da civilização humana, muito antes da sua ligação com a figura de Jesus e do cristianismo. Muitos dizem que a origem é posterior a idade da pedra, outras fontes dizem que surgiu na antiga Caldéia, usada como símbolo do deus TAMUZ, (tendo a forma do místico TAU, a letra inicial de seu nome), neste país e em terras adjacentes.

Em muitos livros antigos, monumentos, paredes de templos egípcios, todos podem ver o uso da cruz ANKH ou ansata. A deusa Ísis mesmo, é muitas vezes retratada com a cruz Ankh nas mãos.

Na Índia, por exemplo, muito antes da era cristã duas rudes cruzes de pedra foram descobertas. Os budistas e numerosas outras seitas da Índia marcavam seus seguidores com o sinal da cruz em suas cabeças. No continente africano,as mulheres cabilas embora sejam maometanas, tatuavam a cruz entre os olhos. Os yaricks, que se estabeleceram numa linha de reinos do Niger até o Nilo, tinham uma imagem da cruz em seus escudos. E isto se estende a vários povos como mexicanos, aborígenes da América do Sul antiga, assírios em suas batalhas contra os egípcios, insígnias na forma de cruz eram levadas pelos persas para lutar contra o exército de Alexandre, o grande(335 a.c).

Os cristãos do primeiro século tinham como símbolo o peixe, pois a cruz para eles significava uma dolorosa lembrança dos métodos de execução pública da época. Eles jamais usavam a cruz como algum acessório que se deva carregar no pescoço ou levar nas mãos como amuleto de proteção. Tais usos vieram mais tarde. Em meados do século III que a cruz foi incorporada e a sua representatividade como símbolo cristão se estabeleceu. E com o tempo foi se introduzindo em igrejas, câmaras e mais á frente nos brasões dos países, bandeiras, enfim, disseminou-se. A cruz, enfim, não é apenas uma simbologia, realmente é um amuleto de proteção contra energias densas. Não é á toa que se perpetuou durante tantos séculos, como acessório ou no gestual com as mãos de fazer cruz na testa, na boca e no peito. A cruz é um ritual de fechamento do corpo. Importante fazer ao entrar em ambientes densos ou encontrar com energias tóxicas, antes de dormir para proteção noturna ou quando a sua necessidade chamar.

*ILUSTRAÇÃO CAPA: CRUZ ANKH

Comente essa publicação

Anuncie aqui