Espiritualidade
MADRE TEREZA DE CALCUTÁ
12.04.25
RENATA MIRANDA

MADRE TEREZA DE CALCUTÁ

Há tantas pessoas que passaram pelo mundo mas são poucas as que deixaram de viver suas próprias vidas para dá-las em prol das pessoas e de um propósito maior para a humanidade, e uma destas figuras foi a Madre Teresa de Calcutá, por muitos chamada de santa em vida.

Nascida Anjeze Gonxhe Bonjaxhiu em Escópia na Macedônia do norte, mais tarde naturalizada Indiana devido ao seu trabalho missionário na região, Madre Tereza religiosa católica ficou conhecida por ter tido um papel de caridade muito presente aos mais pobres.

Fundou a Congregação das Missionárias da Caridade com vivência no Novo testamento, com a experiência de Jesus Cristo. A congregação chegou a contar com 5 mil membros em 139 países. Devido aos seus trabalhos de caridade após sua morte foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 2003, e em 2016 foi canonizada pelo Papa Francisco e também ganhou o Nobel da Paz.

Como toda figura de reconhecimento mundial, não se pode agradar a gregos e troianos, e com ela não foi diferente, muitos críticos diziam que suas casas de caridade onde cuidava das pessoas eram de péssimas condições e muitas vezes os tratavam mal. E os maiores críticos eram os próprios hindus, não sabemos se era mera politicagem, mas eles não a viam com bons olhos. Não agradou uns, mas agradou à outros, a princesa Lady Di se tornou sua grande amiga e a ajudou muito em suas obras.

Como qualquer ser humano Madre Teresa vivenciou um período de grande escuridão íntima, dúvidas sobre Deus, sobre si mesma até sua morte. Coisas que acontecem conosco também, e uma pessoa iluminada pode sim passar por estas crises espirituais, de também, faz parte da vida de qualquer um.

Conhecendo a sua história, o que podemos trazer de ensinamento para nós?

Madre Teresa nos deixa um legado de olhar para o próximo mesmo que a sociedade insista em ser egoísta, faça a diferença! A espiritualidade sempre se transforma, tudo se move na existência, não se limite, ás dúvidas sempre irão existir, mas as enfrente e assuma seu caminho. Acho que isso é a principal mensagem dela tão humana mas com os olhos na humanidade e no divino.

Madre Teresa de Calcutá nos deixa também frases carregadas de muita sabedoria também para nós refletirmos:

- Quem julga os outros não tem tempo para amá-las.

- A falta de amor é a maior das pobrezas.

- Mãos que servem são mais santas que os lábios que rezam.

- Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor ou mais feliz.

Abraços de luz! Até semana que vem.

Renata Miranda, Espiritualista

Siga-nos Instagram:@corpoespiritualidadeeafins

Comente essa publicação

Anuncie aqui