MANTRA OM OU AUM
O mantra (vocalização ou som) mais importante do hinduísmo, entre outras religiões orientais, é o OM ou AUM, que segundo estudos, o som dessa pequena palavra contêm o conhecimento do Vedas (livro sagrado para os hindus), considerado o som do absoluto, enfim, o som do universo.

Brahma, Vishnu e Shiva
E o que este mantra pode trazer para o ser humano de relevante?
Tudo! Conexão com o divino e o divino em você. Esta combinação de sílabas sagradas formam um núcleo de energia espiritual e que funciona como um imã para atrair bem-estar, calma, serenidade, paz, relaxamento, aguçar a espiritualidade e fazer novas conexões cerebrais que o façam expandir, bom para o corpo físico, emocional, espiritual.
Os mantras podem ser cantados, repetidos suavemente ou mentalmente. Muito usado nos finais de aulas de yoga, mas ele pode ser entoado em outras horas, onde você possa estar em um local calmo para praticá-lo.
A palavra OM tem origem no sânscrito e a sua principal função é ajudar-nos a aprofundar em nós mesmos tão profundamente que nos fundamos ao todo, ao universo que somos nós. Quando entoamos o Om é criada uma vibração em frequência 432HZ ( ver matéria na nossa seção Espiritualidade sobre Frequências que curam) que nos liga a todo universo e seus seres.

É considerado um mantra sagrado e sua repetição constante leva ao autoconhecimento. Deve ser emanado com consciência do que representa:
Em nível de consciência:
A representa a vigília.
U representa o sono
M representa o sono profundo
E a quarta sílaba, silenciosa, representa um estado que transcende as três.
Quanto a energia:
A representa a ignorância, a escuridão.
U representa dinamismo, atividade, paixão.
M representa luz, pureza e verdade.
A quarta sílaba a consciência pura.
Ao que concerne os deuses indianos:
A representa Brahma, o criador.
U representa Vishnu, o conservador
M representa Shiva, o destruidor.
O som silencioso representa a realidade além das divindades.
Referente a vida:
A representa o presente
U representa o passado
M representa o futuro
O som silencioso representa a realidade além do tempo e espaço.
Para praticá-lo importante estar em uma postura confortável, onde as costas estejam eretas. Para entoar corretamente é importante sentir a vibração que cada sílaba exerce em todo seu corpo. De preferência fazer de olhos fechados.

- Respire profundamente e expire pronunciando Aaaaaaaa. Esse som deve começar na base da garganta e expandir abaixo do umbigo.
- Depois respire e expire pronunciando Uuuuuuuuu. Você deve ouvir mais alto este som na região peitoral.
- Nova inspiração e pronuncie o Mmmmm. Agora deve sentir a vibração na cabeça.
- A última sílaba é silenciosa, apenas inspire e expire como se estivesse pronunciando a sílaba.
- Depois reúna todas as sílabas Aum ou Om e sentirá a vibração do umbigo á cabeça. Quando o som terminar, permaneça em silêncio e sinta as vibrações no corpo.
- Depois de entender como o som é entoado você pode praticá-lo 3, 7 ou mais continuamente. Importante respirar profundo e emitir o som até acabar o ar e inspirar novamente.
- As mãos podem ficar juntas palma a palma na altura do coração ( Anjali mudra ou mudra da gratidão)
Abraços de luz. Até semana que vem.
Mantra OM

RENATA MIRANDA, ESPIRITUALISTA
INSTAGRAM:@corpoespiritualidadeeafins