Espiritualidade
MARIA MADALENA
22.07.25
RENATA MIRANDA

MARIA MADALENA

Hoje 22 de julho é o dia de comemoração de Maria de Magdala, mais conhecida como Maria Madalena, considerada á partir de 2016 pela igreja através do Papa Francisco, a APÓSTOLA DOS APÓSTOLOS, um reconhecimento tardio para quem tanto prejudicou a sua imagem.

Falar sobre esta figura histórica é sempre muito polêmica, pois joga luz sobre várias passagens obscuras de um sistema religioso tóxico na história da humanidade por muito tempo e só em tempos modernos se tornou mais espiritual e menos política. Ao contrário do que a igreja existente queria passar sobre sua imagem, no caso de prostituta, a figura de Maria Madalena foi mais forte e não fadou-se ás difamações sobre sua pessoa. Injustiçada, mas sua presença ao longo dos séculos no boca a boca, na calada da noite, em grupos espirituais continuou e não deixou perder força e influência.

Maria, de Magdala, cidade a qual ela pertencia, na Galiléia, norte de Israel, é o início do cenário de sua história. Segundo fontes, ela era uma mulher diferenciada para a época e sabia ler. Conheceu Jesus em sua passagem pela região e passou a seguí-lo e juntou-se ao grupo que o acompanhava.

Maria, de Magdala tinha um entendimento mais profundo sobre os ensinamentos espirituais de Jesus e proximidade também, o que incomodava a alguns apóstolos e onde há uma passagem no evangelho de Filipe , onde eles indagam a Jesus: Por que você a ama mais do que á nós? E dentro deste prisma, na época de Jesus, as mulheres de uma forma geral eram bem limitadas quanto á sua liberdade de pensamento e ação, suas palavras valiam menos, então uma presença forte feminina era mal vista e claro, o patriarcado existente fez questão de tentar abafar sua importância, só que não foi o suficiente. Todos nós sabemos por experiência própria que não se consegue abafar algo completamente e assim seu nome perpetuou na história.

Maria Madalena aparece em algumas passagens da Bíblia, e em algumas confundida com outras personagens, mas sem sombra de dúvidas para bom entendedor ela está nas principais e com destaque, aos pés de Jesus na sua crucificação e na sua ressurreição. Por aí já dá para entender muitas coisas...

Após morte e ressurreição de Jesus, há um racha no grupo por divergências de ideias, uns seguem a Maria, outros a Pedro, enfim, o caminho era espalhar a palavra, os ensinamentos á todos. De uma forma geral, todos os apóstolos foram perseguidos por levarem a mensagem de Jesus, mas ela foi perseguida por isso também e pelo que ela representava. Á partir daí há muitas versões e devemos acolher a que mais toca o coração e tem fundamentos.

A igreja teria outro aspecto se fosse acolhido os ensinamentos de Jesus sob o olhar de Maria de Magdala, mais profundo e místico? O poder feminino nas religiões teriam outra força? Muitas questões em pauta. De versão em versão, só sei que o nome de Maria de Magdala está fortemente presente no mundo, em particular na Europa, e especificamente na França, lugar em que sinalizam onde ela refugiou-se e se instalou no sul da França na gruta de Sainte Baume, onde morou durante anos. Há várias excursões pela Europa que fazem o caminho que ela percorreu pela Europa, o Saint Graal, não uma taça como dizem, mas um caminho.

O catolicismo diferente do cristianismo ( principalmente os das primeiras comunidades cristãs), trouxeram para a América um ensinamento engessado e dogmatizado demais, muito diferente da mensagem original. O olhar de Pedro sobre a igreja em comparação com a igreja de Maria Madalena é o mesmo que um canadense de Quebec falando francês. Salve Maria Madalena!!

Comente essa publicação

Anuncie aqui