PRANAYAMAS
A respiração é algo tão vital para a existência dos seres humanos e ao mesmo tempo tão importante para a saúde que se respire bem. Quando a respiração está curta você está tenso e ansioso, fazendo esforço no inspirar e expirar, enfim, ela está trabalhando na região do tórax, respiração alta, o que não é bom. A respiração certa e desejável é a que faz o movimento no baixo abdômen, levando o ar profundamente para todo corpo.
Tem uma frase muito pontual quanto à respiração e que expressa muito bem o poder de se respirar corretamente e fluidamente para sua vida: O modo como você respira é o modo como você vive. E dentro deste prisma, falar sobre os pranayamas numa sociedade que de uma forma geral respira mal e com isso traz vários problemas de saúde, está na ordem do dia.
Os pranayamas são o quarto ramo da raja yoga, palavra em sânscrito, que designa prana (respiração) como fonte de energia, conhecimento e desenvolvimento de auto controle. E yamas expansão desta energia, através de técnicas. O intuito além do respirar melhor é trazer mais saúde também e trazer abertura do corpo, da mente e consciência contribuindo no seu assíduo exercitar o controle mais efetivo de todo organismo humano e facilita e predispõe o corpo para a meditação.
O pranayama tem quatro divisões: a inspiração (puraka), a expiração (recaka), a retenção cheia (kumbhaka) e retenção vazia (sunyaka). Para se exercitar os pranayamas o ideal é escolher um horário fixo, de preferência logo pela manhã, pois neste horário tem alta concentração de energia. A postura para se exercitar é sentado sobre um tapete num local plano com costas eretas e olhar fixo em um ponto para não haver distração ou pode fechá- los, e ser executado até 15 minutos no máximo. Após a execução das respirações, relaxar o corpo deitando-se por 10 minutos.
As principais técnicas do pranayama são: kumbhaka, bhastrika, nadisodhana, ujjayi, chaturanga, visamavrtti, kevala.
Colocando os pranayamas no seu dia a dia trará mais qualidade de vida, equilíbrio, paz e espiritualidade e auto - conhecimento.
Namastê!
