SÃO FRANCISCO DE ASSIS
No dia 4 de outubro é comemorado o dia de Giovanni Di Pietro Di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, um dos santos mais queridos e lembrados de todo mundo.
Nascido em Assis, atual Itália em 1181, de família rica, Francisco teve uma juventude bem indisciplinada, extravagante, movida por aventuras, moda, bebida, gastos com dinheiro, até passar por vários eventos em sua vida que o marcaram e o levaram a encontrar seu caminho para a espiritualidade e fundar mais tarde a ordem dos franciscanos mudando a concepção do catolicismo de seu tempo.
Desenvolveu um profundo olhar aos problemas de seus semelhantes, e a sociedade e a religião de sua época tinham uma visão muito má sobre tudo, o diferencial em Francisco era ver beleza e bondade na criação dedicando-se aos mais pobres e amando a todas as criaturas como irmãos. Muitos dentro de círculos cristãos o consideram a figura mais pujante desde Jesus. São Francisco tornou-se pura luz!
Com hábito de uma pregação itinerante, levava a palavra do Evangelho à risca, imitando à Cristo. O seu voto de pobreza era tão grande que em seus momentos finais pediu para que fosse sepultado nu, mostrando seu despojamento total das coisas mundanas.
Foi o primeiro cristão a ser estigmatizado (chagas), isto trazia muita alegria, sendo um sinal de favor divino, mas trouxe muita tristeza e sofrimento físico também, que lhe causavam dores e dificuldades para se movimentar, além de sangrarem com frequência. Seu corpo com as feridas tornou-se uma imitação do próprio Cristo crucificado.
São Francisco tinha muitas visões, êxtases místicos. Em seus estados contemplativos eram- lhe revelados por Deus não apenas coisas do presente, mas também do futuro. Fazia curas, expulsava demônios, entre outros prodígios.
Segundo fontes antigas dizem que assim que faleceu um bando de pássaros pousaram no telhado e cantaram. Dois anos após sua morte ele foi canonizado pelo papa Gregório IX e em sua terra natal em 1230 foi inaugurada uma nova basílica com seu nome, relíquias, e que abriga seu túmulo definitivo.
Sua trajetória, seu exemplo persistem até os dias atuais, tanto é que São Francisco é considerado o patrono dos animais e do meio ambiente. E o que São Francisco pode trazer para nós na atualidade de ensinamento? O momento é bem oportuno através do olhar de Francisco devido ao meio ambiente e o cuidado que devemos ter com nossa mãe Terra e os viventes daqui, e também debruçando sobre sua figura e história, lembrar que podemos mudar nossa trajetória a qualquer momento e sermos melhores como seres humanos e evoluir. Esta esperança e este despojamento tão pertinente é que devemos agregar ao nosso caminho na vida.
